Caio Carolina I

Micro-ônibus da fabricante CAIO-INDUSCAR que teve sua produção entre os anos de 1974 à 1984.

1974, ano que o General Ernesto Geisel foi eleito Presidente do Brasil e Emerson Fittipaldi ganhou seu segundo título mundial de Fórmula 1, este mesmo ano também foi marcado pelo lançamento do Modelo do micro-ônibus Carolina I da encarroçadora paulista CAIO, empresa que foi fundada no ano de 1945 no bairro da Penha em São Paulo SP.

O Caio Carolina I foi fabricado através de chassi do Caminhão Mercedes-Benz linha 608, que recebia modificações na cabine para ser transformado em um micro-ônibus, deixando apenas a parte frontal da lataria do caminhão intacta no modelo Mercedes. A parte da Caio era fabricar as estruturas, laterais, tetos, traseiras e interiores do futuro micro, com isto, transforma-lo de um veículo de carga, para um de transporte de passageiros no seguimento urbano e rodoviário da época.

Mesmo sem muito conforto, o que era normal para a época, o Caio Carolina I foi muito bem aceito pelos grandes frotistas e pequenos empresários do ramo do transporte de passageiros, que fez com que a encarroçadora cria-se mais 5 versões futuras do modelo, ficando denominado por;

  • CAROLINA I
  • CAROLINA II
  • CAROLINA III
  • CAROLINA IV
  • CAROLINA V

O último modelo do Carolina foi fabricado no ano de 2005, encerrando assim na quinta geração, entre as gerações a caio utilizou outros modelos de chassis além da linha 608D que originou o primeiro micro da série. Mesmo tendo saído de linha à 15 anos, ainda hoje, vemos muitos exemplares de todas as gerações rodando pelo Brasil e exterior como veículos particulares, fruteiras ambulantes, motor homes, veículos de cargas em geral e raridades originais nas mãos dos colecionadores e admiradores destes modelos.

Fotos e Texto: GUILHERMEBUSS / Onibustotal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close